Modelo automatizado de delimitação da REN - Érre LRB
Ao longo dos seus 40 anos, a REN tem passado por várias revisões, com o propósito de se ajustar às necessidades, desafios, corrigir erros e omissões das suas primeiras versões cartográficas. É imperativo que a revisão da REN represente uma oportunidade para assegurar que as áreas essenciais ao ciclo hidrológico, à preservação do solo, à proteção do litoral e à salvaguarda de pessoas e bens estejam devidamente contempladas.
A Portaria n.º 336/2019, de 26 de setembro, definiu as orientações estratégicas para a REN, sendo estipulado um prazo de cinco anos para a revisão desta condicionante. Nesse sentido, os municípios têm cerca de onze meses para adequar as cartas da REN às diretrizes estratégicas nacionais e regionais, isto é, até setembro de 2024.
Para isso, a Érre LRB desenvolveu, junto da Universidade do Minho, um modelo semiautomático que permite reduzir o tempo de elaboração da proposta da REN Bruta, com mais rigor e preciosismo.
O modelo está subdividido por várias tipologias de REN, apresentando os seguintes números:
A metodologia desenvolvida, através da experiência da equipa técnica na delimitação da REN a par da produção de conhecimento da Universidade do Minho, permitiu criar um modelo de Sistemas de Informação Geográfica que visa diminuir o tempo de execução dos trabalhos e, consequentemente, o tempo do processo da delimitação da REN, cujo rigor e precisão são fatores completamente preservados no decorrer desta metodologia. Assim, a 1ª proposta de REN Bruta que demoraria entre 2 e 3 meses, passa a ser produzida em 1 mês no máximo.
Conheça o universo da ÉrreLRB em www.lrb.pt